sábado, 19 de abril de 2008

Santiago !



29 de Março - o dia da "grande" chegada.
A tão esperada, a tão sofrida... a tão sonhada e vivida e, nos últimos instantes, tão adiada chegada!


Aqueles que nos visitam no blog e que nunca tiveram a oportunidade de fazer o Caminho não puderão imaginar o quão doloroso é sentir que está a chegar ao fim.

Provavelmente chamar-nos-ão loucos por não querermos que acabem os longos dias de caminhada debaixo da chuva e com o peso da mochila nas costas. Provavelmente pensarão que somos loucos por querermos prolongar o cansaço e as bolhas, pensarão por certo que enlouquecemos por não querermos passar a placa que nos indica o início de Santiago. Já dizia o nosso amigo Eça que "o mundo está felizmente louco desde que nasceu!"... e acreditem, se não querer voltar é loucura, então é bom ser-se louco!


Não serei a única a sentir saudades de tudo o que deixei e passei lá... tenho a certeza que não sou a única a sentir saudade da pessoa que descobri ser enquanto caminhava nos montes, por trilhos incertos e já tão "gastos", tão pisados... mas é como diz a Rita (e dissemo-lo todos nós, tantas vezes!) - depende apenas de mim conseguir trazer para a minha vida o que vivi no Caminho!


Chegar a Santiago, percorrer as ruas que nos levam à Catedral.. vê-la ao longe - como é bonita, como é portentosa, como nos enche a alma!!! - é algo que não consigo descrever. Fogem as palavras porque, naquele momento, cala-se a voz e ouve-se o fundo da alma... ouve-se mesmo!!!








Não é bela?! Não é portentosa?! Não é o ponto de partida para uma vida mais livre, melhor?! Como é possível tentar descrever o que sentimos ao vê-la, depois de 6 dias intensos e desejosos de chegar? (aiii...deu saudade!!!)






Quero lançar um desafio!

O que escrevi hoje não é um resumo da etapa, mas sim um relato (ou uma tentativa de descrever...) do que é a chegada. Apetecia-me escrever mais, muito mais mas acho que não o devo fazer; pelo menos não neste post. Daí o desafio que vos lanço, a vocês - os sete! - que comigo caminharam, seguindo setinhas amarelas por 112 km...

O que foi, para vocês - e dentro daquilo que possamos saber, não vos peço as razões mais pessoais porque essas são só vossas/nossas - a chegada a Santiago? Como a viveram?


Tentarei deixar o meu "testemunho" - e tentarei não me alongar, embora saiba que é difícil!



Deixo-vos aqui um beijo muito grande, cheio de saudade...


P.S - ontem não foi possível postar o resumo da etapa Árzua - Pedrouzo. Assim sendo, e como a anterior não pôde ter pintugrafias (mas eu sei falar!!!) retomaremos para a próxima semana o que não foi dito esta semana que passou.




Marta

2 comentários:

Anónimo disse...

Hoje no fim da missa o Carlos perguntou-me: "foi a Marta que escreveu o último post?" e eu disse que sim, ao que ele respondeu "é que às vezes confundo-vos, têm uma maneira muito parecida de escrever...bem!"

portanto faço minhas as tuas palavras. Descrever a chegada é muito mais do que descrever aquele momento...! A chegada não é mais do que um reflexo de todo o Caminho. Ao início pensamos que o nosso objectivo é a chegada, mas depressa percebemos que, afinal, o grande objectivo é percorrer o Caminho para chegar...!

Hei-de postar as minhas impressões, tentar mostrar-vos, a vocês que não foram, um pouco do que é este momento.

Mas vocês, os que foram, porque não comentam? Não gosto de ver isto vazio...!
E vocês os que não foram mas que gostam de vir cá assiduamente e sempre sorriem ao ver a intensidade com que tentamos relatar pedaços do nosso Caminho, vocês também devem comentar. Para nós sabermos que há que nos leia, para nos dizerem o que sentem ao ler-nos, para... dar mais cor a este blog!

Anónimo disse...

peço desculpa pela minha falta de actividade em relaçao ao blog mas de facto so ligo o pc para ver os meu mails e mais nada ultimamente!por isso nao da para postar grande coisa!no entanto fica a promessa de que quando tiver mais tempo deixarei a minha reflexao!

um beijo grande para todos