quinta-feira, 1 de maio de 2008

O terço

Este senhor espanhol que é de uma religião em que não acreditam em Nossa Senhor quis juntar-se à Sofia, ao Carlos e ao JoãoA enquanto rezavam o terço, contem vocês como foi que certamente sabem melhor do que eu!


"É fácil antes da décima conta, bater asas e voar durante a recitação do terço. Depois, num debitar mecânico é ir contando e bocejando por dentro.


André Frossard, da Academia Francesa, escreveu um dia que:


«As contas do terço são as sementes de trigo de uma messe que cresce noutro lugar. Esta oração insistente aproxima-se da linguagem repetitiva do louvor, tão cara aos místicos. Além disso, há um meio muito simples de impedir que se transforme numa prática mecânica: se dedicarmos a primeira conta a uma pessoa, logo se apresentará outra ao nosso espírito, depois dez, depois vinte, e o terço nos parecerá não longo demais, mas excessivamente curto, e ter-nos-emos apercebido de que os outros têm mui9ta necessidade da nossa oração.»


E lembro-me agora de outra estratégia: tempos atrás, ao meter e tirar a mão do bolso, caiu-me o terço. Ao meu lado estava o meu irmão. viu-me apanhá-lo e perguntou:

- Como rezas o terço?

Duvidei se seria real curiosidade ou mera pergunta retórica. Tirou então uma pequena dezena do seu bolso e disse:

- Em cada conta do terço, em vez de uma Ave Maria eu digo: Obrigado! E penso no muito que tenho a agradecer-lhe."


Começa hoje o mês de Maio, o mês de Maria, talvez este pequeno texto ajude alguns de nós a vivê-lo e não a passar apenas por ele.


Saudades vossas, peregrinos.


Rita

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, Rita!...
Belo texto, e maravilhosa explicação de como rezar o Terço de Nossa Senhora!...
Há muitas formas de não sentirmos que cansa repetir 5o Avé-Marias, cinco Pai-Nossos, cinco Glórias...
Noutra ocasião posso explicar como.
E,seguindo a tua sugestão,também noutra ocasião contarei o tal episódio ocorrido com o José, de Barcelona, Pentecostal.
Continua.
Um abraço.
Carlos

Marta disse...

"Obrigada"...

às vezes, esta palavra tão simples parece tão complexa e tão dificil de ser dita...

"o Teu amor cresce com a gente, a Mãe nunca esquece um filho ausente! Eu chego lá em casa, maçado e cansado, mas eu rezo como antigamente..
Nas Avé-Marias que hoje rezo, esqueço as palavras e adormeço.. e embora cansado, sem rezar como devo, eu de Ti, Maria, não me esqueço.."

Saudades vossas*