sexta-feira, 17 de abril de 2009

Microondas


"O microondas faz muito jeito, pois rapidamente se prepara uma refeição. Pode não ficar muito gostosa, mas é rápida. Na nossa sociedade, todos andamos muito excitados, a correr, apressados, sem tempo para nada. Corremos de um lado para o outro, sem saber bem para onde caminhamos. O exemplo desta mentalidade está na agitação frenética que não nos deixa tempo para o silêncio, para a oração."

No Caminho, ao andar paramos. Inicialmente para apreciar o que nos rodeia, depois começamos também a prestar atenção aos que caminham a nosso lado. E eis que paramos para nos apreciar a nós próprios. Não a roupa que temos vestida, como no dia-a-dia, mas o que nos vai na cabeça. Conseguimos parar de correr atrás do mundo que não pára e nos parece forçar a ir cada vez mais depressa, sempre em frente, sem saber muito bem para onde vamos, sem reparar nos caminhos paralelos, nas ruas pequeninas por onde vamos passando. É preciso estar atento, a seta nem sempre é grande e está a frente dos nossos olhos, às vezes, está um pouco mais escondida numa ruinha à direita.
Quantas setas é que já deixamos passar sem as ver? Quantas vezes já nos desviamos do nosso caminho porque corremos atrás da corrente que não cessa?

Hoje peço-Te a perspicácia e serenidade necessárias para fazer sempre escolhas conscientes, para estar sempre atenta a todo o caminho e não apenas à estrada à minha frente.


Rita, a Porta-Chaves

3 comentários:

Mariana, a Irónica disse...

Talvez no primeiro caminho não tenha sido capaz de pensar acerca disso mas muitas vezes este ano pensei acerca disto. Senti algum crescimento não só da minha parte mas da parte do grupo desde a primeira vez que vos vi partir (já que na primeira vez fiquei na retaguarda).

Acho que o que mais me agrada acerca do Caminho é que se traça a andar..já basta a correria do dia a dia.

Carlos disse...

Uma das coisas que mais me agradam no Caminho é o poder vê-lo continuado no íntimo de cada um(a), manifestado na profundidade dos pensamentos e das conclusões que tenho visto expressas neste blog.
Este é o Caminho da vida de cada um(a), que, seguindo o de Santiago em terra, conduzirá os que o trilham no Caminho de Deus.

Parabéns, Rita, pelos pensamentos que partilhas connosco!
Parabéns, Mariana!...
Vivenciando o Caminho sou suspeito. Mas esse privilégio permite-me partilhar do vosso crescimento e admirá-lo melhor. E admirar-vos...
Continuai!
Um beijo amigo.

Marta disse...

a serenidade do Caminho faz tanta falta quando nos deparamos com a azáfama destes dias!

tenho saudades (e, para mim, já lá vai mais de um ano...) *