sábado, 14 de novembro de 2009

ACS 2010


Peregrinos!

Está tudo muito calmo por aí, não acho nada bem...! Temos de pôr as coisas a andar, temos de nos pôr a caminho!

Assim sendo, estive a dar uma vista de olhos pelos sites sobre O Caminho e encontrei esta proposta de etapas (não sei se será a mesma que a Mi tem, mas podemos fazer a comparação...!)

1º Etapa: Porto - Vilarinho (25km)
2ª Etapa: Vilarinho - Barcelos (26km)
3ª Etapa: Barcelos - Pte de Lima (30km)
4ª Etapa: Pte de Lima - Valença (38km)
5ª Etapa: Valença - Redondela (29km)
6ª Etapa: Redondela - Pontevedra (18km)
7ª Etapa: Pontevedra - Caldas de Reis (23km)
8ª Etapa: Caldas de Reis - Padrón (17km)
9ª Etapa: Padrón - Santiago (23km)

Fonte: http://www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/

Assim à primeira vista parecem-me que a 4ª é para lhe dar bem... mas se não me engano o ano passado chegamos a fazer uma ou outra de 35km, certo? São só mais três, não custa nada...! :)

Em relação às últimas temos as informações de há 3 anos para nos ajudar, mas precisamos de saber com que albergues podemos contar nas primeiras etapas. Aí penso que o Carlinhos nos pode dar uma ajuda. Sim?

Dêem a vossa opinião sobre esta proposta para se poder começar a 'investigar' as condições logísticas para a fazermos!

E vamos decidir a data, mais ninguém se manifestou... Não custa nada: apenas 5min para fazer um comentário! Se se portarem bem até vos mando um bocadinho de neve!

Olhem para a foto e recordem aquele sentimento de ter acabado de chegar...! E para quem não está na foto... façam por estar na próxima!!

Conto com as vossas respostas e opiniões,

Rita, a Porta-Chaves

4 comentários:

sofs disse...

Boas!

Por terras de Portugal, não fizemos estas etapas, mas em 2000 (ou 2001, quando vocês ainda usavam fraldas e eu tinha acabado de as tirar) fizemos exactamente essas etapas.
A 5ª etapa começava em Tui e não em Valença.. Em Caldas del Rei (acho que não tem o "s" (ehehe)) não havia na altura albergue..
Mas ficamos numa pensão muito fixe onde o Nando (Fernando Santos pra que não hajam dúvidas)resolveu pôr a secar o cinto de couro no forno! estão a imaginar o resultado, não estão?? ehehe Uma tripa seca e estaladiça à maneira!! ehehe

O único albergue menos bom era o de Padrón, onde não tinhamos um preço definido e só pagávamos o queríamos...

Todos os outros, eram muito fixes!

Não prometendo nada, porque não sei como estará a minha vida na altura, podiam pensar em dias que ocupassem dois fins-de-semana.. Assim, os trabalhadores que conseguissem férias, só precisavam de 5 dias de férias... ;)

Que tal?

Beijinhos
Sofia

Rita disse...

Os dias já tinham sido pensados no post anterior, mas ainda estou à espera de mais feedback! A ideia é começar dia 27 (Sáb) e chegar lá dia 4 (Dom. de Páscoa). Assim só precisam de tirar 4 dias de férias, sendo que sexta-feira é feriado. O senão é passar a Páscoa fora de casa, mas parece-me uma experiência boa para a Páscoa: deixar de lado o cabrito (é cabrito que se come??) e o pão-de-ló e fazer uma Via Sacra pedonal mais longa e marcante.

Já tinha ouvido a história do cinto, ainda assim o Fábio conseguiu superá-la ao encolher as sapatilhas (único par de calçado que tinha) ao deixá-las a secar no aquecedor durante a noite! Eu o máximo que consegui foi queimar as calças na zona do rabo e ficar com umas meias laranja que originalmente eram pretas! :)

Quando nós fomos a primeira vez, começando em Valença, já ficamos num albergue que tinha acabado de abrir, não sei se seria o de Caldas...! Mas não foi bem esse o percurso que fizemos. Uma das noites dormimos em Briallos.

:)

Rita, a Porta-Chaves

Filipe, el Mágico disse...

depois de muitas ameaças a minha pessoa ca estou eu para opinar!!

Concordo com a proposta apresentada e tenho disponibilidade nessa data, acho que partir 27 é perfeito! de certo que existem coisas a serem trabalhadas mas para isso estamos ca td!!

ah outra coisa, visto que vamos passar a pascoa noutras terras, ha que arranjar maneira de arranjar pao-de-ló em santiago porque como eu ja disse a rita pascoa sem pao-de-ló nao é pascoa:p

Anónimo disse...

E rejubilem todos, cantem aleluias bem alto! o Fábio veio comentar! (a esta altura ouvem-se coros celestes, com harpas e essas coisinhas de anjos todas!)

Eh pá, estou ansioso! :D

Quero andar! Quero voltar ao Caminho! E ainda melhor, quero voltar ao Caminho Português, que como já disse, terá sido o mais marcante para mim!

Quanto às etapas, parecem-se muito bem! Tirando a 4ª etapa, faz-se tudo com uma perna às costas (salvo seja). E com o balanço que vamos, a 4ª etapa até se faz a fazer o pino provavelmente! (perdoem-me a repetição)

É bom que se arranje pão-de-ló lá para Espanha porque como o Mágico diz, não é Páscoa sem Pão-De-Ló! Ainda que se diga que existe por causa da ressurreição do JC (do José Cid? Ele tem album novo!)

Sim, e as sapatilhas eram o meu único calçado! Mas ficaram bem bonitas, mais escuras, mais quentinhas, secas como um bacalhau demolhado no inferno, mais estaladiças... o único senão era que os meus pés não cabiam nelas!

E já chega, já escrevi demais! Termino dizendo que estava bem mais magro nesta foto! Se calhar, chamar-me Alarve torna-me mais gordo... Ou será a acção que vos faz chamar-me isso, ou seja, comer muito? (parvoíce)

Meus amigos caminhantes, Bom Caminho!

Perdoem-me o estrangeiro mas...

ULTREIA!
(Ou será lampreia? sempre a pensar em comida...)

Fábio, o Alarme!