domingo, 30 de março de 2008

Chegamos, prontos para partir!

Permitam-me, antes de mais, agradecer com uma lágrima ao canto do olho (sim, começaram as lamechices) a vossa presença no nosso Caminho. Aliás, o Caminho é também vosso, fizeram parte dele, foi o saber que cá havia quem estivesse connosco, a torcer por nós, e quem estivesse sem nós a querer torcer-nos, a vossa presença foi o nosso alento.

Pormenores sórdidos? Aquelas coisas depois das luzes apagadas? As camas a ranger? As private jokes? Lamento... são nossas!
Mas embora as bolhas, as dores musculares e as cabeçadas nos beliches sejam só nossas, a vontade de ir mais além, de voltar, de partir agora e trilhar o nosso Caminho, de sorrir e de nos libertar do supérfluo, de tudo o que pesa e não é essencial, tudo isso, é partilhado e para partilhar!

Não me vou alongar muito (hoje, porque a minha cama espera-me e amanhã o dia começa bem cedo e com educação física), mas tenho de dizer que conto com cada um de vós, os que foram, os que ficaram, os que vão, para me ajudarem a continuar a caminhar, a não me perder em atalhos, em saber distinguir o que devo ou não levar na minha 'mochila'.

E antes de deixar um excerto que só o brilho nos nossos olhos, o sorriso nos nossos lábios e a força da nossa voz pode explicar, vou deixar algumas das frases que marcaram este Caminho:

"A do Fábio encolhe com o calor."
"Já não aguento mais o pau no ar" diz o Carlinhos mesmo em frente à catedral
e...
"Palavra do Senhor" com toda a pujança, tal como a Sofia na Vigília

Agora o excerto, difícil de escolher...:

"Tenho as asas que me dão liberdade
para atravessar montanhas só preciso ter vontade...

Vontade de ir mais além,
de dar esta mão a alguém,
olhar o céu e ver
o que não estou a perder quando tenho
vontade de ter um gesto,
ser fonte no meio do deserto
trazer o longe aqui ao pé
e não me deixar ir com a maré"

Chegar não é mais do que partir, agora cabe a cada um nós ter a coragem de fazer de cada dia, um dia de Caminho onde apenas levamos o essencial, onde apreciamos cada detalhe, onde não desistimos, onde furamos bolhas e nos entregamos à letra de uma canção enquanto esquecemos a dor no joelho. Dói, mas faz crescer!

e... quem trouxe estes gajos com a mania de fazer blogs a falar nós? Quem trouxe?

6 comentários:

Anónimo disse...

acho que se calhar o primeiro parágrafo não estará assim muito bem 'escrevido', mas o que conta é a intenção, e o sono! :)

ah, e fui que cheguei e pronto, tive logo de vir estragar o vosso trabalhinho que está(va) tão vóni(to).

Unknown disse...

Eu tenho uma reclamção...
Voces andaram muito depressa... Correram muito!
Isso não era uma corrida a Santiago, pois não?
Ontem quando as duas menos dez cheguei perto do telemovel e vi que já tinham chegado pensei: "Mil raios, esta gente fez uma corrida até ao Santo"
Enfim...
Foi um prazer estar resente em mais esta etapa das vossas vidas, pequenos montros e velha dinossauria!
Gosto de voces... Dos que conheço!

Marta disse...

estou só um bocadinho despenteada e com muito sono para poder escrever grandes textos. mas ontem à noite, mesmo com uma vontade enorme de me deitar na minha cama e dormir dez mil horas, não pude deixar de passar por aqui e sorrir, sorrir mesmo muito com os comentarios e os textos bonitos que estão postados.
obrigada, mesmo muito obrigada! convosco, o Caminho é mais completo!

Um beijo meu (:

crawling disse...

Agora resta a continuação do nosso caminho, a saudade e a promessa que para o ano la estaremos! Quem foi sabe que não ha palavras para descrever e as dores valeram bem a pena (sim , pq enquanto escrevo isto tou cheio de dores no joelho q ate custa andar). Ja cairam muitas lagrimas entre ontem e hoje mas por mais triste q m sinta tenho um sorriso enorme ca dentro! obrigado a todos e para aqueles q m conhecem como ateu o caminho mudou-me (:

beijo bom

jfs disse...

A Caminho!

Obrigado pela oportunidade de ter estado convosco!

Parabéns a todos! Parabéns, porque partiram e Parabéns, porque chegaram!

(...)Para quem já fez a experiência do Caminho - e vocês já compreendem este sentimento - quando alguém nos diz “- Vou a Santiago!” salta-nos o coração de “inveja”. Também senti isto nestes dias! Necessariamente uma “inveja positiva” de quem logo se solidariza, de quem logo se dispõe a acompanhar os Peregrinos com o coração.

(...)Quando vivemos uma experiência como a que vocês empreenderam, corremos o risco de ficar agarrados a ela, (...) Mas a nossa vida é muito mais do que esta semana. Esta semana só valerá a pena se servir para renovar forças para o nossa dia-a-dia. Porque é no dia-a-dia que a nossa fé e a nossa vida se jogam verdadeiramente. A nossa vida, a nossa fé (fé e vida em nós tem que se confundir), joga-se na nossa casa, na nossa rua, na escolar, no trabalho, na política, no grupo de amigos, na paróquia ou nos movimentos a que pertencemos (ou que não pertencemos e devíamos pertencer).

Por isso, mais que palavras minhas, partilho convosco um excerto da homília na Missa Crismal de D. Manuel Clemente, (...)que reflecte, (...) aquilo que pode ser um mapa para o nosso Caminho de cristãos situados no tempo e no espaço.

“(...) Disse ele de si mesmo, na sinagoga de Nazaré, que o Espírito o ungira “para anunciar a boa nova aos pobres”. (...) Grande mistério este, por isso mesmo preenchido de Céu e de terra, de Céu para a terra,(...). E, no Espírito de Cristo, nós somos a resposta de Deus a tal esperança!

(...) assim como a iniciativa é do Espírito, assim também o programa está feito no que tem de permanente. Ouvimo-lo:
a) anunciar a boa nova aos pobres;
b) proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos;
c) restituir a liberdade aos oprimidos;
d) proclamar o ano da graça do Senhor.

A primeira reflexão que havemos de fazer, (...) é sobre cada uma das alíneas de tão garantido programa. Garantido, por ter origem divina; garantido por não faltarem decerto nem pobres a quem anunciar a boa nova, nem cativos a remir e cegueiras a curar, nem oprimidos a libertar, nem graça a proclamar. (...) Façamo-lo no Espírito, cujos dons incluem sabedoria e inteligência, conselho e ciência.

Comecemos então pelo que nos está mais próximo, verificando cada comunidade e grupo eclesial – cada um de nós - o que há a fazer de mais urgente no seu próprio meio social, em termos de acção concreta e libertadora.(...).

(...)é urgente evangelizar! Urgente incentivar o testemunho laical – que é o nosso -, da família à escola, da escola à profissão, da prisão ao hospital, ao tempo livre até, para que realmente liberte.

Que “o programa messiânico de Jesus em Nazaré esteja” cada vez “mais presente e activado na nossa” vida: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres…”.

Anónimo disse...

"Ensina-me a empreender um novo início, a destruir os esquemas de ontem, a deixar de dizer «não posso» quando posso, «não sou» quando sou, «estou bloqueado» quando estou totalmente livre."
Rabbi Nachman di Braslav

Parabéns por terem dito «posso, sou e estou livre»...

"Num mundo onde os únicos sonhos permitidos são os que se podem comprar, a felicidade passou a ser apenas um atributo da posse. A realização pessoal, que é - ou deveria ser - o caminho de qualquer vida, já só consiste perversamente na resignação e na sujeição. Realizo-me adaptando-me, executando os gestos dos outros sem nunca me interrogar. Realizo-me não me realizando, porque a sociedade não me permite mais nada, porque só tenho duas pernas, curtas, e não vejo asas a despontar em parte alguma do meu corpo. Mas será mesmo assim ou será apenas um álibi, uma forma de preguiça mental?
Basta parar por um instante e observar o mundo da natureza que nos rodeia para se ver que tudo fala gratuitidade inquietante, da fragilidade e da beleza das formas vivas.
Embora tentemos viver em caixas hermeticamente fechadas, o mistério resplandece à nossa volta e sugere-nos o caminho a percorrer. Não existe mediocridade, monotonia. O que existe é apenas o nosso medo. Medo de crescer, medo de nos abrirmos às emoções. Medo de descobrirmos que não há nenhuma jaula à nossa volta, que o que existe é apenas liberdade, ar. E se erguemos levemente os olhos, o espaço infinito do céu."
Susanna Tamaro

Parabéns pelo mistério que resplandeceu à vossa volta e vos sugeriu o caminho a percorrerem.

Termino por vos endereçar o meu desafio de nunca ter medo de crescer….

Bina